![]() |
| Divulgação: Mcartuns |
Os blogs jornalísticos que apresentam um tipo de apuração que aqui se nomeia de complementar são principalmente aqueles editados por jornalistas que trabalham para outro meio ao mesmo tempo que para o blog.
A preferência da apuração complementar é destinada a este outro meio, com o blog ficando em segundo plano. Isso se dá muitas vezes porque a remuneração do jornalista é paga através do trabalho nestes outros meios, o que, de modo natural, restringe o tempo e o esforço de apuração para o blog. Trabalha-se, então, para outro meio e também para o blog.
Assim, as informações necessárias para a produção dos textos jornalísticos para o blog acabam por ser obtidas através da apuração realizada para a produção de conteúdo nestes outros meios, o que leva o blog a aproveitar as informações mais do que a buscar novas. O aspecto da complementariedade destes blogs para com outros meios pode ser visto com relação à escolha dos temas tratados nas postagens.
O rigor jornalístico, por exemplo, em tratar de assuntos de interesse público ou ouvir ambos os lados envolvidos no fato, se dá mais por conta da iniciativa pessoal do jornalista do que propriamente por uma exigência da empresa jornalística que hospeda o blog.

Nenhum comentário:
Postar um comentário