segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Apuração de notícias para blogs jornalísticos
Apurar e avaliar a informação sempre foram considerados como essenciais na atividade jornalística. Precisão e credibilidade demandam informações confiáveis, obtidas de provas convincentes e verificáveis, apresentadas de maneira onde prevaleça o equilíbrio e a transparência.
Há consenso entre todas as partes envolvidas (jornalistas, fontes, público) de que práticas como esconder fontes, encobertar manipulações de dados e desrespeitar e alterar falas de entrevistados são ações claramente contrárias a qualquer tentativa de veracidade pretendida pelo jornalismo.
Nos weblogs jornalísticos, especialmente nos casos brasileiros, nota-se que há um convívio de diversos tipos de apuração, a depender da característica de cada blog.
Há casos em que a apuração é feita da mesma maneira do que em outros meios, e que o fato do conteúdo ser veiculado no blog traz mínimas diferenças no processo de busca e revelação das informações, como acontece no Blog do Noblat.
Há outras situações em que raramente se faz uma apuração especificamente para o blog, e sim, se aproveitam informações recebidas diretamente de fontes ou obtidas em um outro processo de busca realizado para outro local onde o editor do blog trabalha e se complementa, normalmente com opinião.
Por fim, existem situações em que a apuração e tanto o processo de busca quanto de consulta às fontes são baseados na web. Nestes casos, tem-se potencializado a transparência, que é manifestada na prática da busca das informações através dos links direcionados à fonte original da informação, prática que também contribui para a disciplina da verificação, que é o que separa o jornalismo do entretenimento, da propaganda e da literatura.
As diferenças observadas na apuração dos weblogs jornalísticos decorrem basicamente da liberdade que o blog, sendo um meio eminentemente pessoal, permite ao jornalista quanto ao seu modo de atuação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário