segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Apuração Tradicional
Por apuração entende-se aqui o processo de busca e investigação de informações a serem veiculadas.
1) Elaboração da pauta, onde se organiza a pauta através de uma pista e de uma sondagem inicial;
2) Pré-produção, onde se faz a análise e a primeira abordagem às fontes;
3) Produção, onde se confronta a informação obtida com outras fontes e se realiza o processo de checagem dos dados obtidos; e
4) Pós-produção, onde se escreve, edita e se faz a produção visual da matéria.
Apuração tradicional indica que a apuração jornalística realizada para os weblogs jornalísticos é semelhante àquela realizada para outros fins jornalísticos, como no telejornalismo, no radiojornalismo ou no jornalismo impresso, seja na obtenção das pautas, na abordagem às fontes de origem da informação ou no processo de checagem das informações apuradas.
Observa-se que aqueles jornalistas que tem blog com um alto grau de normatização tendem a reproduzir os mesmos procedimentos práticos utilizados para a busca da informação publicada em outros meios, de forma independente das especificidades do veículo blog.
Eles consultam fontes, buscam pautas e confrontam informações dos mesmos modos que faziam quando atuavam (ou ainda atuam) no jornalismo impresso ou no telejornalismo: pessoalmente ou por telefone.
Nestes casos, o blog é, principalmente, um meio de veiculação de produtos jornalísticos, e pelo menos no que diz respeito ao processo de busca das informações, não apresenta especificidades significativas em relação a outros meios. Nota-se que uma série de fatores justificam esse tipo de apuração, dentre os quais destacam-se:
1) a relação com as fontes de informação, construída através dos anos a partir do contato pessoal ou mediado por outros mecanismos que não o ciberespaço;
2) a relativa exclusividade das informações que publicam, só obtidas através de uma contato pessoal com a fonte;
3) a pouca confiança nas informações obtidas única e exclusivamente através da rede;
4) o fato de que, na área de cobertura do blog, as informações não estão totalmente disponibilizadas na rede, de modo que há a necessidade de se recorrer a mecanismos como o telefone ou o encontro pessoal, supostamente mais íntimos, para a busca destas informações;
5) os jornalistas não terem acesso a mecanismos de busca específica para o Jornalismo, ou, ainda, terem dificuldades para se adaptar às novas tecnologias, pois trabalhar com computadores requer uma forma de pensar mais metódica e menos intuitiva do que sem o uso desta tecnologia.
O Blog do Noblat destaca-se como um exemplo deste tipo de apuração. Ao contrário da maioria dos blogs jornalísticos, a estrutura de produção do blog é coletiva. Além do editor, há dois repórteres para a apuração das informações: um fica muito pelo Congresso Nacional e o outro fica mais solto, onde estiver a notícia.
O fato de contar com uma equipe de trabalho permite ao Blog do Noblat fazer a cobertura de uma gama de assuntos que vai além daquele ao qual o blog é focado - política e economia nacionais - o que é demonstrado pelo número de seções no blog que não tem vinculação direta com estes assuntos.
A informação exclusiva, ou mesmo aquela que venha a ser a matéria prima do post, é obtida através de fontes profissionais, oficiais e oficiosas, raramente através de fontes alternativas ou independentes disponíveis na web ou dos próprios usuários do blog através de ferramentas como a caixa de comentários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário