A apuração transparente indica um modo de apurar onde se tem por costume revelar o percurso realizado para se chegar as informações utilizadas na postagem. Revela-se este caminho através de links às fontes de informação consultadas para se obter as informações essenciais para a produção da postagem.
É um tipo de prática que surge no início da identificação do weblog como um tipo de sítio web específico, quando este ainda era essencialmente uma coleção de links com comentários, e que, com a incorporação do weblog pelo jornalismo, muitas vezes se perde em nome de uma suposta adequação à prática jornalística vigente.
O ato de indicar, sempre que possível, o link para a origem da informação, mesmo (ou principalmente) quando ela é de algum outro sítio jornalístico, é apontado por como um dos pontos centrais do código de ética dos weblogs: Linkar para uma fonte leva os leitores a julgar por seus critérios a precisão e a originalidade de suas postagens.
A importância de revelar as fontes da informação na web se dá, também, como estratégia de credibilização do blog. Os consumidores necessitam saber a origem da informação jornalística para poderem fazer seu próprio julgamento sobre a sua veracidade: Os consumidores necessitam conhecer a origem de uma notícia para então dar seu próprio juízo sobre sua confiabilidade.
Assim, muito da seleção daquilo que vai ser informação destinada a uma postagem dependerá dos acontecimentos que ambas as partes – jornalista e usuário - vão entender como merecedores de serem veiculados. E muitas postagens abordarão assuntos atuais comentados na blogosfera ou na própria mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário