quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Jornalismo através do blog

Com o surgimento e popularização das redes telemáticas, um novo modelo comunicacional está reorientando a prática jornalística para uma nova fase, talvez o estágio máximo da Revolução da Informação, que vem se transformando desde o telégrafo, do rádio, da fotografia, do cinema e da televisão. Diferente dos exemplos citados, onde a informação segue um modelo “um - muitos”, a internet oferece à “audiência” ou ao “público” (com a ascensão da ideia de interatividade, como veremos a seguir) maior acesso a um grande número de informações disponíveis no formato digital.

O internauta passa a interagir diretamente com o meio, podendo produzir, disponibilizar e discutir suas próprias conclusões dentro da rede, incentivando a relação “muitos - muitos”. Mesmo conservando a essência do jornalismo, essa prática será sensivelmente afetada com a introdução de novas técnicas que marcarão a nova linguagem vigente.

A convergência entre texto, imagem e som tem sido a marca desse novo jornalismo que surge no final do século XX e início do XXI. Por reunir e explorar todas as potencialidades dos demais meios, o jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. Somando as características do rádio, do jornal impresso e da televisão e transformando-os em recursos multimídia, o webjornalismo poderá alcançar horizontes nunca antes vislumbrados pelos outros veículos de comunicação. Embora toda as transformações sejam recentes, os grandes meios já perceberam essa nova realidade e estão investindo recursos em sites com versões digitais de seu conteúdo. O grande desa- fio desses grupos é conseguir construir uma linguagem própria do seu meio. Tanto a televisão, como o rádio e o jornal vão desenvolver capacidades específicas – aplicadas somente ao próprio meio – às suas características

Fonte: Artigo Internet, jornalismo e weblogs: uma nova alternativa de informação, página 17.



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