quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Antes de Partir: Análise de Risco


Planeje com antecipação a cobertura que pretende realizar. Há alguma forma mais segura de obter as informações e imagens necessárias? Planeje o que fazer caso seja agredido, detido ou roubado. Caso conheça o percurso da marcha, antecipe rotas de fuga e combine isso previamente com membros de sua equipe.

Conheça o contexto social e político que motiva os atores: que fatos recentes antecederam esta manifestação, qual a atitude geral em relação aos meios de comunicação, o que pensam sobre o meio em que você trabalha, você possui características que podem gerar algum risco adicional (como o fato de ser mulher, num contexto que envolva risco de violência sexual), existem grupos com antecedentes de violência contra jornalistas?

Antes de ir para o local, visualize em GPS ou na internet o terreno onde se dará o protesto, identificando delegacias, locais de abrigo, rotas de fuga, sentido das ruas, locais elevados para boas imagens, ruas sem saída, bloqueios, hospitais e locais de referência para reorganização em caso de dispersão.

Calcule quanto tempo você e sua equipe precisam estar no ambiente para conseguir o que precisam.

Conheça a previsão do tempo para o período de cobertura. Se for o caso, leve capa impermeável. Em alguns locais, a temperatura cai à noite. Previna-se. Preservativos podem ser usados para guardar cartões de memória de máquinas fotográficas em caso de chuva torrencial ou de uso de canhões de água por parte da polícia.

Mantenha uma linha de comunicação permanente com a sala de redação. Combine conta
tos periódicos a certo intervalo de tempo, por meio de mensagens de texto pré-definidas e, se preciso, codificadas, tais como “Pneu furado”, equivalendo à mensagem real: “Fomos detidos”. Podem ser criadas dezenas de mensagens para todas as hipóteses levantadas durante a fase de planejamento, associadas a uma tabela com cópia na redação.

Grave em seu telefone mais de um número de discagem direta em caso de emergência. Insira a letra “A” no início do nome destes contatos, para situá-los no topo da agenda. Leve bateria reserva para o celular. Reduza o brilho da tela e desabilite dispositivos desnecessários que consumam energia excessiva do aparelho. Prefira aparelhos que comportem dois chips. Use chips de duas operadoras diferentes.

Repórteres fotográficos e cinegrafistas devem ser auxiliados pelo repórter ou assistente, pois eles estarão focados no seu trabalho de colher imagens. Deve haver alguém com visão ampliada e de todo o cenário, preocupado com a segurança da equipe. Combine previamente a distribuição destas funções.

Caso conte com um motorista, certifique-se de que ele conheça o local, seja capaz de prever rotas de fuga, esteja sempre comunicável e não deixe o carro preso em vagas inacessíveis.

Se você tem asma, problemas respiratórios ou infecciosos, está grávida, tem imunidade baixa, infecção nos olhos, usa lentes de contato e não tem óculos, evite engajar-se em coberturas deste tipo. Assegure-se de que está fisicamente capacitado para realizar a tarefa: você tem condições de correr?

Assegure-se de que, em caso de que alguma coisa lhe aconteça, você e sua família estarão amparados com cobertura médica e de seguro.

Use identificação visível à distância se considerar que isso representa maior proteção. Esconda a identificação e mimetize-se com as pessoas ao redor, se for o caso. Saiba ler o contexto e o ânimo dos atores em relação à imprensa. Combine previamente estes procedimentos com a equipe.

Mantenha o dinheiro em diferentes lugares da roupa e em carteira adicional, separado em pequenas quantias, em local impermeabilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário