quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O que fazer em caso de agressão ou detenção




Se lhe tirarem algum objeto pessoal, incluindo gravações de vídeo ou anotações, demonstre sua inconformidade. Recorde-lhes que é um ato de censura que está proibido pela Constituição, mas não entre em discussões acaloradas, nem toque as pessoas.

Dependendo da situação, não é aconselhável falar nada no momento. Não afronte pessoas em fúria e respeite o espaço de cada um. Observe a linguagem corporal. Pessoas que gesticulam muito necessitam de mais espaço livre a sua volta. O mesmo acontece com pessoas armadas. Aceite insultos e tenha paciência.

Mantenha contato visual quando for interpelado. Caso use óculos escuros, retire-os. Olhe nos olhos do interlocutor, respire fundo e tente impor um ritmo pausado e calmo à sua fala. Evite entrar em troca de acusações ou acelerar o ritmo da discussão. Mostre que você não representa uma ameaça.

Se for preso, faça todos os esforços para manter uma conduta profissional enquanto explica que é um repórter e está informando a população; se mesmo assim for mantida a detenção, cumpra as ordens e espere uma oportunidade para apresentar seu caso com calma diante de uma autoridade superior.
Gravar as conversas pode ser útil nesse momento. Pequenos gravadores ou aplicativos para Smartfones podem ser utilizados com cautela e servir de prova a seu favor futuramente.

Fale sempre a verdade e evite alterações. Mantenha-se calmo e assuma uma postura subserviente. Lembre-se, seu único objetivo nessa hora é sobreviver e sair dessa situação.

Se for vítima de uma detenção ilegal por membros da força pública, informe imediatamente o Ministério Público ou autoridades municipais e as organizações de imprensa, e exija a presença de um delegado.

Se for agredido ou sofrer abuso, anote o número de identificação ou nome do agressor e denuncie junto às autoridades (polícia, Ministério Público, Procuradoria), as organizações de imprensa e aos superiores do agressor.

Caso seja colocado em um carro da polícia, grite seu nome e o nome de seu veículo de comunicação para que a informação sobre sua detenção circule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário