quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Durante a Manifestação: Posicionamento e Ação


O Comitê de Proteção a Jornalistas sugere que se pense no jornalista como se fosse um árbitro em um campo de jogo: “Ele deve estar suficientemente perto para observar o jogo com precisão, mas ainda assim deve tomar todas as precauções para evitar misturar-se na ação”. Evite ficar encurralado ou preso entre os grupos que se enfrentam, ou no meio da multidão. Procure manter-se onde possa ter uma visão mais ampla. Tenha uma rota de fuga em mente, sempre. Ao chegar ao local, antes de qualquer coisa, pense em como sair dali em caso de emergência.

Ao chegar ao local, faça um mapa mental, identificando o posicionamento da Tropa de Choque e da Cavalaria. Estes grupos especiais podem estar situados a uma ou mais quadras de distância, fora da visão dos manifestantes. É importante prever de onde eles podem vir e em que direção correr caso haja ordem de dispersão.

Esteja atento às mudanças de ânimo da manifestação e mudanças de posicionamento da polícia. Saiba interpretar os sinais do contexto e se antecipe aos riscos. Normalmente, a formação da Tropa de Choque indica intenção de dispersar. Anteveja a direção em que esse movimento acontecerá e planeje seus movimentos em função disso.

Evite vagar aleatoriamente no meio da massa, prefira investidas pontuais para registrar o que necessita.

Considere filmar de um ponto mais distante, nas laterais, ou no alto. Esse planejamento pode ser feito no mapa, com imagens aéreas ou informações obtidas por contatos no local.

Nunca recolha nada jogado durante uma manifestação. Pode tratar-se de um explosivo de fabricação caseira ou outro dispositivo combustível, além de gerar suspeitas para a polícia de que você também é um manifestante; suspeite de todo e qualquer material abandonado.

Não toque em invólucros deflagrados de bombas lançadas pela polícia. Elas podem estar quentes.

Não tome partido por nenhum dos grupos envolvidos.

Ao filmar abordagens policiais, evite acercar-se pelas costas de policiais envolvidos na situação. Prefira as laterais. Nunca toque policiais que tenham sacado armas – especialmente os fotógrafos, que costumam pedir espaço para conseguir melhor ângulo. Lembre-se que os envolvidos na situação podem estar tensos e reagir de forma inesperada ao que considerarem uma ameaça.

Repórteres fotográficos e cinegrafistas devem levar lentes com teleobjetiva que permitam chegar mais perto da ação sem necessitar se expor a maiores riscos.

Tente evitar tirar muitas fotos, ou filmar por períodos muito longos uma única pessoa ou um pequeno grupo de pessoas. Isso pode causar uma impressão de que essa pessoa/ grupo pode estar sendo ameaçada/o.

Se decidir mudar de direção, peça conselhos e dicas a pessoas que estejam vindo do local para onde você está se dirigindo.


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