quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cuidados com o corpo


Cabelos: Cubra com boné, capacete, touca ou sacola, se possível à prova d’água. Cabelos compridos devem ser mantidos presos, para evitar maior área de contaminação por gases ou que sejam agarrados e enrosquem em cercas ou pregos.

Pele: Não passe na pele: vaselina, detergente, hidratantes, maquiagem, protetor solar que contém óleo ou qualquer produto ácido que pode provocar reações fortes. A reação aos efeitos químicos dos gases será maior se houver alguma irritação na pele, como acne ou irritações severas. Chuva e suor aumentam a sensação de queimação provocada pelo gás na pele.

Olhos: Não use lentes de contato. Elas retêm o gás lacrimogêneo; caso isso ocorra, a desintoxicação dos materiais deve ser feita com água abundante e corrente. Use bandanas e lenços embebidos em água e toalhas úmidas para diminuir a inalação dos gases e agentes químicos enquanto deixa o local contaminado; não esfregue nada contra o rosto - isso ativa ainda mais os elementos do gás.

Não há comprovação científica de que o vinagre neutraliza os efeitos dos gases. Ele causa apenas uma sensação de alívio momentânea. E como trata-se de um ácido, pode provocar irritação no nariz, boca e garganta. O ideal é usar um pano embebido em água, que serve como um filtro para impedir a passagem do gás, dando tempo para que a equipe abandone o local. Mas lembre-se de que é uma solução improvisada. Existem máscaras à venda no mercado, semelhantes às usadas pelas forças policiais, que oferecem cobertura para os olhos, com filtros. Em linhas gerais, máscaras próprias para trabalhar com amônia funcionam contra o gás lacrimogêneo.

Evite tentar proteger apenas os olhos com máscaras de natação ou de pintor. O ideal é uma máscara para proteção com carvão ativado. Se usá-las, combine com a solução descrita acima para nariz e boca. A máscara de natação cobre apenas os olhos, deixando o nariz descoberto. A pessoa vai começar a lacrimejar, a lente vai embaçar devido ao suor e à tensão, e rapidamente será preciso tirá-la. Máscara de pintor deixa os olhos desprotegidos. Com a sufocação provocada pelos agentes químicos, a tendência é tirá-la rapidamente também. Se a concentração do gás for baixa, o jornalista pode usá-las apenas para ganhar algum tempo até sair da área contaminada.

Pés: Use sapatos confortáveis, com solas antiderrapantes e que permitam correr e caminhar por longos períodos. Existem calçados que garantem uma proteção maior aos dedos; são praticamente
como coturnos, mas com design de tênis, geralmente de couro (usados por profissionais que precisam de segurança no trabalho). Tenha especial cuidado ao circular por áreas onde haja barricadas em chamas, destroços, vidros quebrados e outros materiais que possam varar a sola do tênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário