quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Situações Específicas: Spray de pimenta ou gás lacrimogênico

Procure afastar-se da área contaminada pela substância o mais rápido possível, mantendo a cabeça alta e sem esfregar o rosto. Fique calmo, concentrado e tente cadenciar a respiração. O pânico, a hiperventilação e a transpiração fazem os poros se abrir e aumentam a irritação da pele. Acalme-se. Saiba que o efeito é passageiro. Tente não sentar ou deitar na área contaminada, já que os gases se concentram em locais mais baixos.

Para limpar os resíduos do gás, vire a cabeça lateralmente, jogue água corrente abundante e deixe-a escorrer do olho para fora, em um olho de cada vez; cuidado para que a água escorra em direção ao chão, e não contamine a pele, roupas ou cabelos. Esta técnica funciona apenas caso exista água corrente e abundante no local. Do contrário, pouca água criará apenas mais irritação.

Assoe o nariz e cuspa, isto ajudará a eliminar os químicos.

Se sua pele tiver sido molhada com spray de pimenta, limpe-a com roupa que não foi contaminada. Se você espalhar o óleo químico pela pele, aumentará a dor.

Para se descontaminar, tome um banho frio e demorado; isso vai manter os poros fechados e evitar que os químicos entrem pela pele.

Coloque as roupas contaminadas numa sacola e tire todo o ar. Depois, deixe a roupa contaminada em local aberto, para arejar; se você entrar em uma sala com roupas, cabelo e pele contaminados por químicos, você irá contaminar toda a sala. Lave-a separadamente de outras roupas não contaminadas, com água e sabão. Se possível, troque de roupa antes de entrar em locais fechados.

Observação: Dias chuvosos ou muito úmidos favorecem a concentração do gás em zonas baixas tornando seus efeitos ainda mais incômodos e persistentes. Procure sempre locais elevados e ventilados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário